segunda-feira, 25 de março de 2013

O batismo no Espírito Santo

 


A Paracletologia é a doutrina do Espírito, ainda chamado de Pneumatologia ou Ruach.
A palavra paracletologia deriva-se de paracletos, originária do idioma grego. (intercessor, consolador, advogado).
No evangelho de Jesus Cristo escrito por João nos capítulos 14:16-20, 15:26 e 16:7 a palavra paracletos está traduzida para consolador. Já em I Jo 2:1 foi traduzida para advogado, todos sinônimos. E além desses sinônimos a palavra paracletos significa alguém chamado para permanecer ao lado e ajudar. Jesus Cristo é o paracleto do crente (salvo) para com o Pai.
Sabemos também que o Espírito nos ajuda nas nossas fraquezas e intercede por nós.
“E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.”
“E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.”
Romanos 8:26-27
Contamos também com a ajuda do próprio Jesus como advogado.
“Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.” Romanos 8:34
A bíblia apresenta vários símbolos que estão relacionados com Espírito Santo tais como:
Fogo - “E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.” Atos 2:3
Vento – “O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.” João 3:8
Selo – “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” Efésios 4:30
Água – “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.” João 7:38-39
Azeite – “Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.” Hebreus 1:9
Pomba – “E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.” Mateus 3:16
Penhor – “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.” Efésios 1:13-14
O Espírito Santo também possui alguns atributos divinos tais como:
Onipotência – “Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra.” Salmos 104:30
Onisciência – “E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11:2
Onipresença – “Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?” Salmos 139:7
Eternidade – “Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?” Hebreus 9:14
Diante de tudo isso podemos afirmar que o Espírito Santo é Deus.
“Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.” Atos 5:3-4
Sendo o Espírito Santo o Deus Todo-Poderoso ele opera de várias maneiras vejamos:
Santificando - “Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor, Romanos 1:4
Regenerando – “Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo” Tito 3:5
Renovando – “Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra.” Salmos 104:30
Habitando no crente – “E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.” Romanos 8:11
Enchendo o crente (no batismo com o Espírito) – “eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.” Lucas 24:49
Mas afinal quem é o doador do Espírito Santo?
“De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.” Atos 2:33
Porém talvez você já esteja curioso ao ponto de querer saber o que é o batismo no Espírito Santo ou com o Espírito Santo, não é verdade?
O batismo no Espírito Santo é a experiência em que o salvo é plenamente possuído pelo Espírito santo.
“E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” Atos 2:4
Ou seja, os crentes (salvos) são revestidos de poder do alto (divino). Lc 24:49
Então concluímos que existe uma diferença em ter o Espírito Santo e ser batizado com o Espírito Santo. O crente (salvo) passa a ter o Espírito a partir do momento que pela fé reconhece que Jesus é o seu único e suficiente salvador. E quando ele é batizado ocorre o revestimento de poder.
Sendo assim, não podemos cair na incredulidade de muitos, achando que o batismo no Espírito Santo foi um fato que ocorreu apenas nos dias dos apóstolos. O batismo no Espírito é uma promessa para os dias de hoje. 
“disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.” Atos 2:38-39
A importância ou valor do revestimento de poder para o crente (salvo) reside no fato de que o portador desta benção está mais bem preparado para combater e enfrentar todos os obstáculos da vida cristã. O crente (salvo) passa a ter a proteção interior e exterior. Assim, o salvo torna-se mais capacitado para o serviço do mestre.
“E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.” Atos 4:31
Mas, agora você talvez esteja perguntando, como receber o batismo com o Espírito?
Não há uma regra a ser ensinada. Há os que são batizados no dia em que aceitam Jesus, outros são crentes durante trinta, quarenta anos e não são ainda batizados. Por quê? Faz Deus acepção de pessoas? Ama por acaso mais a uns do que a outros? Ou alguém é mais carente ou crente que o outro?
As escrituras declaram que o dom do Espírito Santo é para os que creem. Mc. 16:17 ,At. 19:1-6. Os que oram com perseverança. Mc 11:24, At. 8:15 e também para os que perdem e mais que pedir buscar (insistir) Mt. 7:7 peça porém com fé.

“Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.” Tiago 1:6
O batismo com o Espírito Santo é para os que guardam (obedecem) os mandamentos de Deus e fazem a sua vontade. 
“E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista.” 1 João 3:22

Nenhum comentário:

Postar um comentário